#Throwback: Latch dos Disclosure ft. Sam Smith
A música começa com um sample vocal de um cover de "Fairplay" feito por Zed Bias e Jenna G. Lentamente, de forma calma, vai progredindo para uma melodia mais dançável até explodir no refrão pop. Pelo meio, volta a acontecer o mesmo até acabar num ritmo frenético. Em quatro minutos e dezasseis segundos, conseguiram juntar house pouco habitual, não é o compasso mais usado neste género musical, e a voz maravilhosa de Sam Smith carregada de soul. Uma mistura que podia ter sido perigosa, mas que resultou numa canção de dance-pop pronta para as pistas de dança e pelos festivais de verão espalhados pelo mundo, incluindo Portugal. O que, até hoje, continua a ser um dos momentos mais celebrados nos seus espetáculos.
No que toca à letra, completa o tema e fala sobre o sentimento de delírio quando se apaixona por alguém. Não só os versos capturam perfeitamente essa emoção (I'm so encaptured, got me wrapped up in your touch / Feel so enamoured, hold me tight within your clutch), mas a parte instrumental também. Já o vídeo, com várias pessoas a beijarem-se, é a visualização de tudo o que representa.
Não interessa quantos anos passem desde o seu lançamento, mas "Latch" irá ser sempre o momento marcante dos Disclosure e de Sam Smith na sua carreira, porque trouxe-lhes sucesso e abriu-lhes portas para o que se seguia. Além disso, continua tão atual e refrescante como há oito anos.