Primavera Sound Porto 2024 - 2º dia: a surpresa de The Last Dinner Party e a ascensão de Lana Del Rey

 

No segundo dia do Primavera Sound Porto, a chuva regressou durante a tarde, mas felizmente acalmou durante a noite. O alinhamento contou com Milhanas, Samuel Úria, The Last Dinner Party, Fuck Tropical Storm e a cabeça de cartaz Lana del Rey. 

 

Contudo, a chuva não foi o maior problema deste dia, porque os Justice tiveram de cancelar o concerto previsto para este dia por a estrutura do palco Vodafone não aguentar o peso das luzes do duo francês. O que levou ao cancelamento do concerto dos Classe Crua e a The Legendary Tigerman passar para o dia seguinte.

 

Milhanas abriu o palco Porto e desde logo se mostrou feliz por estar a atuar no mesmo palco em que Lana Del Rey iria pisar no final da noite. A artista veio apresentar o seu álbum de estreia, De Sombra a Sombra (2023), para uma plateia composta, principalmente nas primeiras filas para a cabeça de cartaz. As suas músicas melancólicas soaram bem com o tempo sombrio que se viu. 

 

Milhanas @ Primavera Sound Porto 2024

 

 

A chuva não abrandou Samuel Úria que entrou a abrir e pronto com a sua capa para presentar o público com alguns temas recentes e outros mais antigos. Aos Pós, A contenção e É preciso que eu diminua foram algumas das músicas que deliciaram o público. Em Vem Por Mim chamou Milhanas para se juntar a ele em palco. 

 

Samuel Úria @ Primavera Sound Porto 2024

 


The Last Dinner Party finalmente atuaram em Portugal, depois de cancelarem o seu concerto no Vodafone Paredes de Coura em 2023, e trouxeram consigo o seu maravilhoso álbum de estreia Prelude to Ecstasy, editado em fevereiro. Alguns minutos antes do concerto começar já se encontravam muitas pessoas à espera, apesar de nas primeiras filas estarem a guardar lugar para Lana Del Rey, e acabou por ser a segunda maior enchente no palco principal neste dia. Tanto para os fãs como para os mais curiosos, foi um dos concertos mais marcantes do festival. Começaram logo com Burn Alive, Caesar on a TV Screen e The Feminine Urge, pela mesma ordem do álbum, e com a receção do público soube-se a partir daí que iriam marcar este dia. A banda ainda tocou duas músicas não lançadas oficialmente, Second Best e Godzilla, e uma cover de Wicked Game de Chris Isaak, que meteu o público a cantar “and I don't wanna fall in love”. Durante Lady of Mercy, a vocalista Abigail Morris desceu para cantar mais perto do público como a rockstar que é e voltou a fazer o mesmo no último tema Nothing Matters, tendo ficado sem o auricular no ouvido e cantou uma parte da música sem o mesmo, o que levou a um erro engraçado. Antes de abandonarem o palco, levantaram os seus copos de sangria ao público e Abigail agradeceu por ter sido “one of the best crowds we ever ever ever had” (um dos melhores públicos que já tivemos), e com isto ficou a certeza que The Last Dinner Party já conseguem dominar e encantar multidões em festivais e mereciam voltar cá numa sala, pois provavelmente esgotariam os bilhetes rapidamente. 

 

The Last Dinner Party @ Primavera Sound Porto 2024

 

 

A grande razão que levou aos bilhetes neste dia esgotarem foi o regresso de Lana Del Rey a Portugal que atrai multidões cada vez que passa por Portugal, sendo que anteriormente também esgotou o Super Bock Super Rock em 2019. Muitos eram os fãs nas primeiras filas que ficaram à espera o dia todo e alguns até passaram a madrugada à porta do recinto para terem o melhor possível. Mal entrou em palco, com um vestido e botas brilhantes, foi recebida com aplausos e gritos do público. Quando começou a cantar Without You, ouviu-se o público a cantar em uníssono e mais alto do que Lana, tanto que a seguir apenas cantou o refrão de West Coast porque o público sabia a letra toda. A verdade é que não precisa de fazer muito para ter uma reação do público, mas mesmo assim o seu espetáculo ao vivo evoluiu desde 2019, pois tem uma maior produção com um cenário lindíssimo que parece um jardim no céu e há mais coreografias. Depois de cantar temas de cada album, como, Summertime Sadness, Cherry, Pretty When You Cry e Ride chegou a vez de um dos singles que a apresentou ao mundo, Born To Die, que foi cantado perto das grades à frente dos fãs e ainda ficou um bom bocado a tirar fotos e a receber presentes. Enquanto mudava de roupa, apareceu um holograma da artista a cantar hope is a dangerous thing for a woman like me to have – but I have it, de seguida voltou ao palco com A&W e terminou com Young and Beautiful, com um outro de foxtrot, e como se perguntasse aos seus fãs “will you still love me when I’m no longer young and beautiful?”. Este concerto foi a prova do crescimento de Lana Del Rey e como se cimentou como uma das maiores estrelas da pop mesmo que não seja mais tradicional.

 


 

Primavera Sound Porto 2024 - 2º dia: a surpresa de The Last Dinner Party e a ascensão de Lana Del Rey Primavera Sound Porto 2024 - 2º dia: a surpresa de The Last Dinner Party e a ascensão de Lana Del Rey Reviewed by Watch and Listen on junho 13, 2024 Rating: 5

Slideshow