IAMDDB no B.leza: a versatilidade em pessoa
A IAMDDB regressou a Portugal para um concerto no B.leza, no dia 23 de outubro, na tour de apresentação do seu novo álbum LOVE IS WAR, Volume 6, editado este ano. Um concerto onde a artista mostrou a sua versatilidade enquanto atuava em casa, no país em que nasceu.
A primeira parte ficou a cargo do comediante Mangope, um DJ set de Kaïlys e um concerto de Mysie, que veio apresentar o seu álbum de estreia CONTROLLA, lançado este ano. Os ritmos de trap, house e dance de Mysie enquadraram-se bem nesta noite com destaque para os temas CTRL, VULTURE e KITTY ON TOP.
Após alguns concertos em festivais nacionais, como, o antigo Vodafone Mexefest e o Sónar Lisboa, e um concerto a solo no LAV – Lisboa ao Vivo, foi altura de IAMDDB voltar a solo e o B.leza acabou por ser a sala ideal. Nos festivais a artista traz a mesma energia e cumplicidade quando fala com os seus fãs, mas neste concerto isso foi tudo triplicado e ainda proporcionou um espaço íntimo e de liberdade para os seus fãs, que esgotaram a sala.
A falar português e a misturar com inglês ao mesmo tempo, algo que avisou que iria acontecer e aconteceu várias vezes, Diana de Brito mostrou-se bastante feliz por estar a atuar em Lisboa, sendo que é de Cascais, para os seus fãs portugueses, e não só, ao comunicar com o público em quase todas as pausas antes das músicas que tinha. O que tornou o concerto realmente especial e único.
O espetáculo foi dividido em diferentes partes e contou com algumas músicas dos álbuns anteriores e várias do trabalho mais recente, e cada parte mostrou os diversos géneros musicais que IAMDDB domina bem desde o jazz, rap, reggae e até ao R&B.
Com uma luz azul no palco, começou as duas primeiras secções do concerto de uma forma mais serena e melancólica com Falling For, Indigo, Childsplay, Back Again e Leaned Out. Depois de uma muda de roupa, passou para as secções mais animadas e de hip-hop e R&B com os temas Conjouring e o seu hit Shade, e continou com Drippy e XOX. Como a impulsionadora de urban jazz que é, não podia faltar a canção Urban Jazz, do álbum Swervvvvv.5 (2019), pedindo um charro a alguém no público porque disse que não podia cantar urban jazz sem um, e a seguir apresentou duas músicas novas: Rasta Pasta, uma colaboração com Masego, e Gentle do disco novo.
A pedido de um fã na multidão, cantou ViBRATiON a capella, por o seu técnico de som ainda não ter a parte instrumental da música, e cantou iBiZA assim também, e pela mesma razão, a pedido do público porque “o povo falou” e pediu esse tema, proporcionando mais outro momento intimista no concerto.
Para o final, reservou a sua energia mais caótica, no bom sentido, onde pediu ao público para fazer mosh ao som de ABC e KOUNTING CHiCKENS. Antes disso, convidou algumas fãs ao palco para dançarem consigo e, ainda, ofereceu bebidas, inclusive nos últimos temas juntou-se ao mosh pit no meio do público.
Durante mais de uma hora, IAMDDB proporcionou um espaço de libertação, intimista, divertido e especial no meio de piadas, conselhos inspiradores (sobre ser uma artista 100% independente), a maneira como comunica com o público como se conhecesse os fãs desde sempre foi algo que ajudou a tornar o concerto ainda melhor do que seria esperado e realmente único. Ao mesmo tempo, mostrou-se sempre feliz e agradecida por estar a atuar em casa, e o público também ficou feliz por a receber de novo.
Fotos e texto: Iris Cabaça